Por que minha marca precisa de um propósito?

A melhor pergunta seria: por que as pessoas precisam de você ou do seu negócio? Se você não sabe responder essas perguntas, certamente precisamos falar sobre propósito e suas vantagens rentáveis mesmo viu, aqui não falo sobre abraçar árvores e sim de dinheiro no bolso com saúde de preferência para usufruí-lo em vida.

As pessoas mudaram!

O consumidor : não se convence com bons produtos e serviços: ele espera que suas marcas preferidas sejam inspiradoras, reflitam seus valores e atuem em causas importantes, eles estão mais conectados do que nunca e estão de olho no mercado.

A pesquisa da GlobeScan de 2016 conclui que 40% dos consumidores preferem marcas que têm um propósito claro e agem para os melhores interesses da sociedade.

O colaborador : as novas gerações chamados de “millennials” querem contribuir para uma “boa causa”, sucesso para eles significa um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, progressão de carreira é mais importante do que um salário alto e horários flexíveis ocasionam uma maior produtividade, se comparado a mão de obra de gerações como a X, estamos vivendo uma mudança drástica de motivações que empresas e líderes precisam se adaptar.

E você: seja líder ou fundador sua motivação precisa ser compreendida e canalizada para sua maior produtividade, rentabilidade e felicidade e estudos apontam que isso é possível quando o motivo base de acordar todos os dias é identificado, tá aí o famoso propósito.

Se eu ainda não te convenci vou deixar algumas marcas que aplicam muito bem seus propósitos e são altamente inspiradoras e rentáveis, são elas:

  1. Google
  2. Apple
  3. Natura
  4. Disney
  5. Nivea
  6. L’Oreal
  7. Nike
  8. Starbucks
  9. Dove
  10. Netflix

Exemplo de propósitos para te inspirar:

Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade. (Dove)

Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma comunidade de cada vez. (Starbucks)

Fazer as pessoas felizes. (Disney)

Em um estudo com mais de 200 empresas, professores de Harvard avaliaram que empresas com propósito crescem até 400% mais rápido do que seus concorrentes.

Perguntas chaves para construir o seu propósito:

  • Quais impactos causamos (e pretendemos causar) nas pessoas, na sociedade e no mundo em que estamos inseridos?
  • Caso nossa empresa desaparecesse, o que morreria com ela?
  • Quais temas são grandes causas para nós?
  • O que existe além da nossa operação e dos negócios que administramos?
  • Quais assuntos nos mobilizam de corpo e alma?

“As pessoas não compram o que você faz. Eles compram por que você faz isso”. (Simon Sinek)

 

Inspire-se e manifeste o seu propósito.

Se precisar de apoio nessa jornada, chama a tia.

Bjo!

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