Faça seu marketing pessoal sem medo de ser feliz

O marketing pessoal é uma ferramenta extremamente útil e importante para a conquista de nossos sonhos e objetivos profissionais. Para qualquer cargo ou função, quer seja um colaborador, gestor, líder, free lancer ou empreendedor, a pessoa deve promover a melhor imagem possível para refletir suas capacidades e habilidades.

Infelizmente vejo muita gente julgando esse olhar especial que devemos dar a nós mesmos como algo errado, confundindo frequentemente com arrogância ou prepotência. De fato, como em muitas coisas na vida, existem pessoas que usam o marketing pessoal de forma equivocada, exagerada ou até mesmo para para levar vantagens. Mas, estou aqui para explicar e propor o exercício de trabalhar a valorização de suas qualidades e experiências com equilíbrio e responsabilidade.

Afinal, nada mais justo do que promover o melhor de si. E para que você tenha coisas boas a mostrar, vamos desenvolver metas de crescimento para chegar ao seu propósito #juntos?

O que é Marketing Pessoal?

Basicamente, o marketing pessoal usa as mesmas ferramentas do marketing tradicional para promover uma pessoa. Ele é utilizado para atrair a atenção de hunters, clientes, profissionais de RH e empresas para as capacidades e habilidades de determinado profissional, colocando-o na mira de contratações e promoções.

Ser visto como referência em seu setor de atuação é um dos principais objetivos dos profissionais que utilizam o marketing pessoal para se apresentar e ser lembrado por líderes, superiores e mercado.

Assim como no gerenciamento de marcas, o posicionamento, a geração de conteúdo e o fortalecimento da imagem da pessoa como profissional visam uma reputação de excelência, tanto em suas habilidades técnicas de trabalho quanto nas suas competências sociais.

No marketing pessoal exploramos também capacidades como de fazer networking, de ser resiliente, criativo, colaborativo, sobre como encontra as soluções para os seus desafios e como lida com atualização e motivação profissional.

O meio digital é o recurso mais utilizado atualmente também no marketing pessoal, possibilitando a publicação de conteúdos de valor, currículos e portfólios que reforçam autoridade no assunto de interesse, sendo a presença constante e qualificada nas redes sociais essencial ao processo.

Todos os pontos citados acima devem argumentar e responder basicamente a uma pergunta: por que devo contratar ou promover você?

Por onde começar?

Agora vou dar uma “palhinha” sobre alguns pontos que desenvolvo na consultoria de marketing pessoal, que servem para você já refletir, e quem sabe, até dar os primeiros passos antes de nosso contato:

1. Identifique seu propósito e seus objetivos.

Ou, como também usamos no marketing, identifique sua missão, visão e valores. Ao reconhecer e pontuar quem você é, em que momento se encontra hoje e como e onde pretende chegar no futuro, estratégias podem ser traçadas com coerência e maior margem de sucesso.

São respostas que trarão a orientação que você precisa para se posicionar sobre o que você pode entregar profissionalmente e também eticamente, ao definir seus valores. Este autoconhecimento deverá gerar alinhamento com as suas expectativas pessoais e profissionais.

2. Familiarize-se com seus pontos fortes e fracos.

O motivo é simples, entender o que pode ser potencializado e o que pode ser aprimorado para construir uma base sólida.

A matriz SWOT é uma ferramenta que apoia na visualização desses 4 pontos e é extremamente útil quando falamos em marketing, inclusive pessoal. Basicamente você construirá listas adequadas a cada categoria para ficar mais fácil entender a si mesmo, desenvolver equilíbrio e potencializar seu perfil profissional onde é oportuno e necessário.

3. Seja presente e consistente nas redes sociais.

As redes sociais são vitrines não só de produtos ou serviços, mas também de nós mesmos. Além disso, oferecem uma gigantesca oportunidade de relacionamentos, tanto com contatos conhecidos como desconhecidos.

Para se destacar pelos motivos certos, é preciso, além de ter passado pelas etapas anteriores e colocar na prática esses ensinamentos, entender como funciona cada rede e o comportamento de suas audiências.

É uma ferramenta acessível (e até gratuita) para qualquer profissional fazer um excelente trabalho de desenvolvimento e construção de reputação. E além de tudo, profissionais não conectados tendem a perder oportunidades.

4. Networking. Networking. Faça sempre Networking.

Participe de eventos na área, troque experiências com outros profissionais sempre que possível, mantenha contato com todas as pessoas e empresas constantemente e respeitosamente, inclusive seus atuais e ex-clientes.

Dê acesso às suas ações de marketing pessoal para toda a sua rede de relacionamentos e tenha maiores oportunidades de crescimento profissional.

5. Tenha a sua própria marca pessoal.

Seja conhecido e reconhecido entre diversas outras pessoas na multidão ao adotar uma marca pessoal que identifica você e o seu trabalho. Uma assinatura de e-mail, uma frase de efeito exclusiva nos conteúdos e até mesmo uma logo podem fazer parte do seu branding.

E acima de tudo, cuide com carinho da sua imagem. Cuidado com o tipo de exposição nas redes sociais, com excessos ou radicalismo no comportamento que possam prejudicar o que as pessoas pensam de você, prejudicando também a percepção que elas têm do seu trabalho. Tudo está ligado e todos estão conectados.

6. Tenha comportamento e atitudes sustentáveis.

Como consequência deste hábito, você pode contribuir diretamente para projetos de sustentabilidade ambiental ou social, agregando inúmeros pontos positivos ao seu currículo.

Mas, não esqueça. Esse marketing não pode ser vazio. Ele só deve ser usado se a preocupação com o futuro do planeta estiver realmente dentro do seu coração e se você está agindo positivamente para isso.

7. Já ouviu falar de pitch?

Saber se comunicar com objetividade e clareza é um plus de valor para o seu marketing pessoal. O pitch é uma técnica bastante valorizada atualmente e que serve para apresentar uma ideia numa fala concisa, que pode ir de 30 segundos a 20 minutos, a depender da plateia.

Saber organizar os pensamentos, argumentar com precisão e encantar com a fala em espaços curtos de tempo é algo que pode ser desenvolvido por meio de treinamento.

8. Use os canais disponíveis para divulgar o seu trabalho.

Blogs pessoais, sites e redes sociais são excelentes meios para divulgar trabalhos, ideias e posicionamentos. A chave é ter uma rotina constante, alimentando essas fontes com consistência.

Quanto aos conteúdos, devem ser pautados sobre sua missão, visão, valores e propósito para que tenham a finalidade de atingir os seus objetivos. Além disso, são boas oportunidades para imprimir uma marca e construir reputação.

Por aceitarem formatos de mídias diversas, possibilitam também que você mostre a sua criatividade nas produções e não só no conteúdo.

9. Linkedin.

Essa rede social merece um tópico só para ela, pois é um meio focado exatamente na promoção de profissionais, empresas e projetos. Ou seja, é o canal ideal para o marketing pessoal.

Todas as empresas de recrutamento e seleção e profissionais de RH hoje usam o LinkedIn para a descoberta e atração de talentos, sendo ele a casa do networking. Dedique-se a uma presença marcante e qualificada.

10. Nunca pare de se atualizar.

A velocidade das mudanças que a tecnologia trouxe é alta demais e qualquer desatenção pode te deixar para trás. E isso não se aplica somente às carreiras ligadas às funções digitais. Todas as áreas do conhecimento evoluem constantemente e um bom profissional acompanha de perto esse movimento.

Além disso, sempre é possível aprender algo novo e acrescentar outras habilidades ao currículo e portfólio. Aprender é um hábito saudável que nunca devemos abandonar, invista nisso!

E aí? Gostou do conteúdo? Quero te convidar para me acompanhar nas minhas redes sociais pelo LinkedIn e Instagram. Por lá eu sempre posto assuntos e dicas interessantes de desenvolvimento pessoal e profissional, além de contar um pouco sobre quem eu sou e da minha rotina. Adoraria te conhecer também!

Deixe um comentário

Podemos ajudar?
1
Podemos ajudar?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudar?