A melhor pergunta seria: por que as pessoas precisam de você ou do seu negócio? Se você não sabe responder essas perguntas, certamente precisamos falar sobre propósito e suas vantagens rentáveis mesmo viu, aqui não falo sobre abraçar árvores e sim de dinheiro no bolso com saúde de preferência para usufruí-lo em vida.
As pessoas mudaram!
O consumidor : não se convence com bons produtos e serviços: ele espera que suas marcas preferidas sejam inspiradoras, reflitam seus valores e atuem em causas importantes, eles estão mais conectados do que nunca e estão de olho no mercado.
A pesquisa da GlobeScan de 2016 conclui que 40% dos consumidores preferem marcas que têm um propósito claro e agem para os melhores interesses da sociedade.
O colaborador : as novas gerações chamados de “millennials” querem contribuir para uma “boa causa”, sucesso para eles significa um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, progressão de carreira é mais importante do que um salário alto e horários flexíveis ocasionam uma maior produtividade, se comparado a mão de obra de gerações como a X, estamos vivendo uma mudança drástica de motivações que empresas e líderes precisam se adaptar.
E você: seja líder ou fundador sua motivação precisa ser compreendida e canalizada para sua maior produtividade, rentabilidade e felicidade e estudos apontam que isso é possível quando o motivo base de acordar todos os dias é identificado, tá aí o famoso propósito.
Se eu ainda não te convenci vou deixar algumas marcas que aplicam muito bem seus propósitos e são altamente inspiradoras e rentáveis, são elas:
- Apple
- Natura
- Disney
- Nivea
- L’Oreal
- Nike
- Starbucks
- Dove
- Netflix
Exemplo de propósitos para te inspirar:
Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade. (Dove)
Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma comunidade de cada vez. (Starbucks)
Fazer as pessoas felizes. (Disney)
Em um estudo com mais de 200 empresas, professores de Harvard avaliaram que empresas com propósito crescem até 400% mais rápido do que seus concorrentes.
Perguntas chaves para construir o seu propósito:
- Quais impactos causamos (e pretendemos causar) nas pessoas, na sociedade e no mundo em que estamos inseridos?
- Caso nossa empresa desaparecesse, o que morreria com ela?
- Quais temas são grandes causas para nós?
- O que existe além da nossa operação e dos negócios que administramos?
- Quais assuntos nos mobilizam de corpo e alma?
“As pessoas não compram o que você faz. Eles compram por que você faz isso”. (Simon Sinek)
Inspire-se e manifeste o seu propósito.
Se precisar de apoio nessa jornada, chama a tia.
Bjo!

Formada em Propaganda e Marketing, em Programação Audiovisual, ampla experiência em cultura organizacional, eventos e marketing. Bem humorada, adora livros e vinhos.